Capitulo 3 - Filosofia Mikway

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Capitulo 3 - Filosofia Mikway

Mensagem  Kenji Kaitou em Ter Nov 15, 2011 3:27 pm

Antes de começar o capitulo, eu gostaria de agradecer a nossa colega de grupo, a Janaina, pela edição do material referente e a esse capítulo.Muito Obrigado Janaina!

Iremos tratar primeiro o principio mais básico pra toda a filosofia, somos animais que conquistamos por evolução espiritual a oportunidade de escolher de maneira limitadas as nossas decisões. Somos animais!! Ainda temos instinto, mas podemos tomar nossas próprias decisões, sermos o que quisermos, fazer aquilo que desejamos independente de nossa natureza.

Segundo o budhismo, o universo é composto de uma mente única ( Yuishin-Shogen), isso significa que no principio do universo, quando houve o big-bang , a energia da criação, a força que move todas as coisas estava reunida completamente em um ponto, com a separação a origem, Moto - o principio, ou no nosso caso uma abstração maior do que Deus. Se espalhou e seus fragmentos constituíram todo o cosmos.

Existe uma partícula de alta vibração resultado da explosão do big-bang, essa partícula, é chamada quasar e espiritualmente é o nosso pedaço de Deus , e portanto estamos no fundo unidos por um mesmo material em comum , que vibra na mesma faixa , estamos todos interligados pela mente única.

Assim como nós, outros animais também são influenciados por esse quasar que é a origem e a base de sustentação do nosso espírito. Ele capta as correntes do universo e transmite para os outros centros energéticos do nosso espírito, que são repassados ao corpo de acordo com a interface mental de cada um. Em resumo os quasares em nós, garantem que sejamos regidos por um principio universal e maior. Esse princípio é o que chamamos de instinto.

No entanto, há uma problemática,vivemos no que os hindus chamam de mundo de maya (ou mara do sânscrito ilusão), isso significa que o mundo é uma ilusão resultado do inconsciente coletivo e captação pelos nossos sentidos, aquilo que de fato existe ou não existe é baseado naquilo que podemos ou não perceber.

A terra chata, os micro-organismos , a radiação solar, o dna, tudo isso prova que nem a nível material nossas capacidades nos garantem o conhecimento pleno e certo sobre as coisas e no entanto quando seguimos os nossos instintos, somos presos a correntes que comandam as nossas vidas e não temos de fato liberdade de evolução.

De um lado temos yin que é o instinto e do outro temos yang, a nossa consciência, o tao já alerta que o melhor ponto entre dois polos é um equilíbrio entre os dois.

Há também um terceiro método, quando o ser humano atinge grau vibratório igual ao do universo, ele é capaz de receber as ondas emanadas pelo cosmos e compartilhado por todas as criaturas, essa energia é chamada reisenshin , a musica das esferas ou como diriam os árabes , a voz de allah.

Essa onda está carregada de informações, tudo que foi, é e será; As verdades do mundo, as informações mais puras da natureza do ser. Quando isso ocorre, o ser e o universo se mesclam numa única entidade, esse fenômeno tem vários nomes mas, o mais difundido deles é o nirvana.

Em termos energéticos , a centelha divina , o quasar é reabastecido e tem sua energia renovada, a reisenshin é distribuída em todos os aspectos do ser e o indivíduo tem todo a sua energia sublimada, é de fato a iluminação do espírito, claro que isso é um estagio temporário , o mais difícil não é atingir nirvana, é manter o nirvana, mesmo que por um segundo; Será suficiente essa experiência para renovar totalmente um indivíduo, é ser Deus em vida e o principal auxiliar aqueles que ainda não atingiram esse grau, contribuir para o desenvolvimento da humanidade.

Baseado em tudo que já foi dito chegamos então a 3 princípios:

1 - Magia é um meio e não um fim : A magia é uma ferramenta para se atingir esse estágio, ela é simplesmente um dispositivo, não dá a ninguém reais poderes ou qualquer faculdade que compense a iluminação do espírito. Mahatma Gandhi já dizia que um homem bom é mais importante do que todas as bem feitorias do mundo.

2- A verdadeira força está no equilíbrio entre razão e coração: Ou seja, o equilíbrio entre a consciência e o instinto, o exoterismo (a mente de budha) e o esoterismo (coração de budha).

3- O mundo é uma ilusão provocada por nós mesmos.

E baseado nessas três verdades, o discípulo (não gosto de falar aluno porque vem do latim "sem luz") deve requerer e cultivas 3 virtudes (san shintetsu - 3 qualidades ):

Verdade( shin ): O adepto deve sempre ouvir o universo, seguir a voz do seu coração compensada com aquilo que sua mente acha que deve optar, sempre em sintonia nunca em desequilíbrio, auxiliando a humanidade a agindo a favor da sua própria natureza (note que eu não falo bem e mal porque se utilizamos esse raciocínio veremos que mal e bem são uma ilusão maniqueísta). Só existe agir com a sua natureza e agir contra a sua natureza, ao indivíduo que segue o fluxo, tudo de bom pra ele, aquele que não só machuca a si mesmo.

Honra ( yo ): O indivíduo deve preservar a moral e agir com cidadania. A fim de dar exemplo e contribuir para uma sociedade igualitária e justa. Durante toda a história os magos serviram como sábios e consultores para todas as atividades, contribuindo para a evolução da humanidade e conseqüentemente do planeta.

Justiça ( shoo): O sei hiu deve sempre pensar na lei da balança. Agir do lado certo, ser um contra ponto no equilíbrio entre as forças positivas e negativa.

Isso faz com que nós culminemos no código de conduta e ética do mikway :

1 - respeitar toda a forma de vida

2 - Conservar as 3 virtudes

3 - Considerar os mais velhos e mais sábios

4 - Partilhar com o próximo as vitórias conquistadas

5 - Ouvir em demasia, agir com certeza

6 - Disseminar a doutrina

7 - Tornar a verdade uma espada, o coração um escudo e a sabedoria uma montaria

Créditos: Janaina e Uenzon Iukimura
avatar
Kenji Kaitou

Mensagens : 14
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 20
Localização : teresopolis rj

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum