Exercícios de Foco

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Exercícios de Foco

Mensagem  Kenji Kaitou em Ter Nov 15, 2011 4:10 pm

Foco (dharana)


AVISO: Este post inaugura a série de posts preparatórios para o Honoo Shiken, se você não sabe o que é isso ou não leu TODOS OS POSTS anteriores ou se não está sendo assistido por um instrutor sei hiu PARE AGORA. Este material é voltado para os discipulos da doutrina sei hiu e se você é apenas um curioso vai causar mais mal do que bem a si mesmo e aos outros se tentar as tecnicas descritas abaixo por puro empirismo.


Discipulos, namastê ! Chegamos a uma etapa importante no processo, onde todos os conceitos serão aplicados de maneira prática, este post é o primeiro de uma série de exercícios que culminam no domínio da energia vital do proprio corpo , o Ki.


Baseado na aula anterior, é esperado que você já compreenda a respiração baixo ventre e possa fazer o exercício sem dificuldade. Baseado nele, vamos continuar as práticas, desenvolvendo sentidos que todos nós temos mas não percebemos devido ao nosso estilo de vida.


As mahous podem ser divididas em 3 principios , CRIAR(invocação/banimento da energia), CONTROLAR(alteração das propriedades da energia) E ENTENDER(captar/interpretar a energia).Para que possamos trabalhar cada aspecto é necessário a postura mental correta, pois como já explicamos, o ki é controlado pela concentração mental aliado a respiração.


Existem dois estados mentais principais para a maioria das práticas : FOCADO E ATENTO DISPERSO.


O estado FOCADO é utilizado quando as mahous tem como principio CRIAR/CONTROLAR e tem como intuito manipular o ki , seja reunindo, dissipando, ou modificando o seu estado. O estado DISPERSO é utilizando quando as mahous tem como requisito ENTENDER.


Os próximos exercícios tem como objetivo demonstrar essa passagem de estado.


PARTE I – Desligando a atenção


Sente-se confortavelmente e relaxe. Inicie a respiração baixo ventre se você ainda não a tornou sua respiração natural. Deixe a sua mente relaxar e pensar em qualquer outra coisa, problemas de trabalho, pessoas da sua familia, lugares, lembranças do passado...deixe a sua mente viajar.

Este tipo de postura mental é conhecido como DISPERSO porque ele coloca a mente num estado passivo no qual a mente se abre para a recepção de qualquer tipo de energia, incluindo pensamentos, sentimentos ou imagens mentais. Baseando-se no conhecimento já estabelecido em posts anteriores onde comentamos a trama é como se a mente começasse a percorrer todos os fios conectados a nós em ordem aleatória captando o tipo de energia sendo transportado na trama ao nosso redor, uma energia leva a outra, que leva a outra e a outra.


PARTE II – Estando Atento


Continue sentado e agora escolha um objeto ao seu redor. Crie uma imagem dele em sua mente e não permita que nenhum outro pensamento ocupe o seu lugar. Perceba a cor , a textura, o brilho , as formas e tudo mais nele durante o maior tempo possível. Se algum outro pensamento tomar conta, repita o exercício ou encerre a prática.



O estado atento tem por objetivo organizar a mente, que num estado natural encontra-se agitada, mudando de um pensamento para o outro, as vezes mais de um ao mesmo tempo, num único pensamento que concentra toda a vontade do corpo e concentra a energia onde a mente esta focada (Dharana).


PARTE III – A mudança de estado


Vamos agora reunir um pouco os dois primeiros exercícios para aferir alguns resultados:

A mente deve estar em estado disperso e em seguida mudar para o estado focado nas diversas partes do corpo abaixo. Mantenha a atenção no local e se permita perceber as sensações nos locais indicados :



o Orelha Esquerda

o Ponta do Nariz

o Olho Direito

o Cotovelo esquerdo

o Joelho Direito

o Dedo minimo do pé esquerdo

o Cérebro

o garganta

o Coração

o Intestino Grosso

o Órgãos Genitais

o Mãos (as duas ao mesmo tempo)


Muito provavelmente você deve ter sentido um formigamento ou uma sensação como se algo invisível estivesse no local onde você se concentrou. Isto se deve a concentração de ki no local. Conclui-se que o ki flui de acordo com a força de vontade do conjurador. A energia que normalmente está presente na superfície do nosso corpo e constitui parte da aura foi movida e concentrada num único ponto para cada ponto de contração neste exercício.


PARTE IV – Focando intencionalmente


Chegamos agora a uma parte um pouco perigosa do processo. Não importe o que ou como, não encoste em ninguém , nem mesmo em você antes de lavar as mãos ou tocar o chão quando estiver fazendo este exercício. A energia gerada no exercício anterior não é nada comparado com a energia que você vai concentrar agora, primeiro porque vai utilizar chakras de amplitude semelhante aos que estão na linha do hara , no caso, os chakras da mão e segundo porque o tipo de energia que vai desenvolver não é modulada ou tem fim específico o que pode gerar uma energia que tem qualquer efeito possível.


Continue a com a respiração baixo ventre e aproxime as mãos como se fosse bater palmas (as palmas viradas uma pra outra) separadas a umas distância de 10 cm. Imagine que uma luz dourada no centro do peito segue pelos braços até as mãos onde os raios são disparados de uma mão contra a outra. Apesar da visualização tentem manter o foco nas mãos. Provavelmente vocês vão sentir as mãos ficarem quentes, ocorrer formigamento e a mão pode começar a ser atraída ou se afastar (isso depende das polaridades entre o lado esquerdo e direito do corpo ).



CONCLUSÃO

Com esses exercícios é fácil concluir que o ki é conduzido por meio de uma disciplina mental e que a prática leva a percepção da existência dessa energia e os seus padrões de fluxo no corpo. Na proxima aula, exercícios de circulação e explosão do ki.

Créditos : Uenzon Iukimura
avatar
Kenji Kaitou

Mensagens : 14
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 20
Localização : teresopolis rj

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum