Exercícios Preparatórios - Respiração

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Exercícios Preparatórios - Respiração

Mensagem  Kenji Kaitou em Ter Nov 15, 2011 4:06 pm

Exercícios Preparatórios – 1º Etapa : Reaprendendo a Respirar

Bom, este post inaugura as séries de exercícios preparatórios para iniciarmos a primeira mahou(magia). Revisando conceitos antigos, para que um sei hiu possa utilizar uma magia ele necessita canalizar , modelar e/ou perceber o ki em si ou naquilo que está ao seu redor, mas o ki é algo intangível e por tanto não pode ser controlado com a coordenação motora, a visão, o tato o olfato, a audição ou até mesmo a intuição.
A única coisa que move o ki de acordo com a nossa vontade é o desejo, no entanto, é normal que nós, humanos que estamos acostumados ao mundo da consequência e não da causa, não conseguimos realizar algo que em teoria é tão simples: querer com a força de vontade de cada celula do nosso corpo. Sendo assim dois dispositivos auxiliam no controle da vontade : A respiração e a clarisensibilidade ou hipersensibilidade. A primeira será descrita neste post, a segunda no próximo.
A correlação entre a respiração e a energia já era descrita pelos hindus em seus textos sagrados desde tempos imemoriais, originando técnicas como o pranayama, que faz uso da PRANA, a energia que está contida no Ar. Noção parecida tem os chineses quando denominaram Chi, o “sopro vital”, afinal enquanto respiramos transbordamos de energia e quando a respiração cessa, sobrevêm a morte. A grosso modo a respiração conduz o sangue pelo corpo que está carregado de células as unidades básicas da vida, de forma análoga aos tenketsus , os canais de energia, sendo assim quando respiramos inconscientemente estamos circulando a energia pelo corpo.
Assim sendo, faz-se necessário aprender a respirar corretamente pois a qualidade da respiração, a forma e a quantidade de ar servem como um mecanismo primário para conduzir o ki. As técnicas de respiração aqui descritas são herdadas de várias técnicas orientais, como a yoga, a Chi Gong (Chi Kung) , pranayama e outras.

A forma como a maioria respira normalmente utiliza apenas ¾ do pulmão, o que não é interessante para a prática dos sei hius pois limita a irrigação do sangue no corpo e a pressão além de não permitir alguns fenômenos específico do corpo como o controle dos órgãos autônomos (coração, pulmões e outros). Talvez o maior problema é que conter a respiração de um sei hiu muitas vezes significa conter o seu ryouki e por consequência a kiatsu.

A primeira coisa a ser aprendida é a respiração diafragmática (na verdade uma versão mais simples e prática) que utiliza TODO o pulmão e prepara o discípulo para reunir uma maior quantidade de energia do que está acostumado a usar.

1º) Sente-se confortavelmente (se conseguir a postura da lótus melhor ainda)
2º) Detenha seu olhar no horizonte e coloque a ponta da lingua no céu da boca mas só encostando, sem fazer força
3º) Inspire e expire pelo nariz bem devagar, o máximo que conseguir (leva-se tempo até acertar o ritmo)

Você deve agora colocar a mão no plexo solar( senão sabe aonde é deve ir até o post sobre ki) e sentir ele de fato expandindo-se e contraindo com a sua respiração. Neste ponto a respiração diafragmática já está fazendo efeito.

Repita 10 ciclos (um ciclo é uma inspiração e uma expiração) e pare. O ideal é que aos poucos você modifique a sua respiração habitual por esta. Se começar a sentir dor de cabeça ou outras sensações estranhas pare o exercício e volte a sua respiração normal.

Uma vez que já tenha se acostumado ao exercício vamos complicar um pouco rsrsrs

Aprendi esta técnica como “As 21 respirações purificadoras” e não me recordo no momento se é de origem tibetana ou hindu, mas ela nada mais é que um exercício de concentração sensibilidade baseado na respiração, será muito bem de base para o próximo post sobre exercícios de foco, a segunda característica importante do sei hiu e que se torna a maior uma vez que ele tenha se livrado do paradigma do corpo. Sem mais delongas a tecnica. Refaça todos os passos anteriores e continue da seguinte forma :

4º) Respire tentando sentir a região das fossas nasais, mais precisamente o inicio logo na entrada de ar do nariz, respire tentando captar as sensações no lugar ( respire 3 ciclos );

5º) Respire agora tentando sentir o inicio da cartilagem do nariz na entrada de ar no crânio, aquela região onde os usuários de óculos os apoiando (respire 3 ciclos );

6º) Repita agora focando o centro da cabeça (respire 3 ciclos);

7º) Faça a mesma coisa na região da glote , tentando sentir a região e a passagem de ar (3 ciclos );

8º) Repita o exercício focando no fim da traqueia próximo a clavícula ( 3 ciclos);

9º) Repita o exercício com o centro do peito, no meio da caixa toraxica (3 ciclos);

10º) Repita o exercício com focando no plexo solar (3 ciclos);

11º) E por ultimo tente focar as 8 partes do corpo ao mesmo tempo enquanto o ar entra nos pulmões fazendo todas as etapas consecutivamente ( 3 ciclos);


Pratiquem ao menos 1 semana antes de lerem o próximo post. Lavem as mãos ao termino e não encostem em ninguém. O aprendizado destas técnicas é uma pirâmide , você precisa empilhar os conhecimentos e as práticas ( o mais importante).

Créditos : Uenzon Iukimura
avatar
Kenji Kaitou

Mensagens : 14
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 20
Localização : teresopolis rj

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum